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(71) 98722-0000Muitas pessoas associam a “gestão de crise” à administração de um negócio em meio a uma crise econômica, queda de demanda, ou qualquer problema que impacte negativamente a empresa.
Na verdade, o termo “gestão de crise” refere-se à resposta que uma empresa dá quando sua imagem é afetada negativamente junto ao público. Isso pode ocorrer devido a um acidente com um funcionário, dívidas, acusações de fraude ou até críticas no Reclame Aqui.
Com o crescimento das redes sociais, a gestão de crises ganhou ainda mais relevância, já que os consumidores agora têm voz ativa para expressar suas insatisfações publicamente. Um pequeno incidente pode rapidamente tomar proporções maiores.
Enquanto grandes empresas contam com equipes de relações públicas ou empresas especializadas, micro, pequenas e médias empresas precisam preparar seus colaboradores para gerenciar crises de maneira eficiente. O ideal é que a equipe de marketing ou um profissional treinado assuma essa responsabilidade.
A resposta da empresa deve ser profissional, reparadora e esclarecedora. É importante fazer retratações públicas e tratar as críticas como uma oportunidade para melhorar. A gestão de crise deve ser estratégica, rápida e bem planejada, pois a demora em se posicionar pode permitir que a má notícia se espalhe, causando grandes danos à reputação da empresa.